A balança é um equipamento indispensável para a comercialização de produtos pesáveis. Como é uma máquina regulamentada pelo INMETRO, algumas particularidades são averiguadas durante as fiscalizações e caso seja constatada alguma irregularidade os resultados serão autuações e despesas para o varejista.
Portanto para estar sempre com o processo de pesagem de produtos regular e em funcionamento é preciso que o gestor do negócio tenha cuidados com este equipamento, esses cuidados começa no momento da compra, passam pela escolha do modelo e da máquina certa e terminam na conservação e manutenção periódica.
Esse é o tipo mais comum de balança usada no varejo. Normalmente é encontrada em setores como: açougue, padaria, hortifruti, peixaria e frios/laticínios.
Essas balanças são responsáveis por realizar a pesagem do produto e pela impressão da etiqueta, que deve conter as informações do item já cadastradas na memória do equipamento e os valores de peso e preço obtidos por meio da pesagem.
Além disso esse equipamento tem função importante no processo de venda, pois é responsável por fornecer e imprimir o código de barras que será usado para identificação no software de ponto de venda.
O objetivo desse tipo de balança é fornecer exclusivamente o peso da mercadoria. Como falamos o uso dela é obrigatório em estabelecimentos que não possuem ilhas de pesagem, pois o consumidor pode ver o peso do produto antes de chegar ao frente de caixa.
Essa balança também tem aplicação ligada à produção de uma loja, principalmente na padaria, pois é usada para conferir a gramatura das receitas e pesar os ingredientes que serão usados na fabricação de produtos.
A função dessa balança é realizar a conferência dos itens recebidos na loja. No momento de receber uma mercadoria é possível realizar o confronto do peso total da entrega, seja do palete ou da caixa, com o peso apresentado na nota fiscal, que é referente ao peso dos produtos.
Essa funcionalidade é importante para controlar o recebimento de produtos de alto valor agregado, onde normalmente pode ocorrer grande perda, como carnes e alguns tipos de queijos.
Essa balança é usada, principalmente, em restaurantes que possuem comandas de papel.
Para uma gestão mais automatizada é necessário que este equipamento tenha uma saída serial e esteja conectada ao
uma CPU. Cabendo ao software de gestão buscar esses dados e aplicar ao sistema de venda.
É importante destacar que as informações de peso, preço por KG e total a pagar não são impressos em etiquetas, se o equipamento não estiver ligada à uma impressora.
Qualificação técnica, experiência e expertise no segmento, transparência e honestidade